Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM) do Campus da UFSCar inaugura primeiro observatório astronômico da região de Sorocaba
Professores Rafael Henriques Longaresi e Fábio de Lima Leite ao lado de equipamento que será utilizado no primeiro observatório astronômico da região de Sorocaba (SP)
O Departamento de Física, Química e Matemática da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) do Campus Sorocaba planeja inaugurar, ainda em novembro deste ano, o primeiro observatório astronômico da região de Sorocaba (SP). O projeto, que tem custo de R$ 470 mil, deve beneficiar diretamente ao menos mil estudantes, incluindo alunos de fora da universidade.
O professor Rafael Henriques Longaresi, um dos coordenadores do projeto, conta que a ideia do laboratório existe desde a fundação do curso de licenciatura de física. Conforme ele, o professor Sérgio Dias Campos, que também faz parte do projeto, já desejava o observatório, mas não havia recurso.
Sorocaba (SP) terá o primeiro observatório astronômico da região
O professor Fábio de Lima Leite, que também participa da iniciativa e tem participação no programa Futuros Cientistas, conta que o impacto social do projeto é muito grande. Somente do programa, mais de 800 crianças e adolescentes serão beneficiados.
“Eles serão beneficiados diretamente. A maioria deles é de baixa renda, de escolas públicas, e vão ter acesso a esse tipo de informação que não existe na escola deles. As escolas não têm um telescópio desse tamanho, com esse tipo de atividade. A universidade tem esse papel importante de fazer essa extensão”, diz.
Ainda conforme ele, serão elaboradas aulas teóricas e práticas para esse público. “Trazer a informação científica já nos anos iniciais desses alunos, ensino fundamental I e fundamental II, e, depois no ensino médio, é essencial na promoção da cultura científica no nosso país. Isso é extremamente relevante.”
Fábio lembra que realizou uma atividade com cerca de 300 crianças do programa Futuros Cientistas e que deste grupo, ao menos 15 manifestaram em ser astrônomos ou físicos.
Primeiro observatório astronômico da região de Sorocaba (SP) começa a funcionar em novembro na UFSCar
Investimento
Foi o professor Rafael quem conseguiu a emenda parlamentar em 2023. Ele conta que teve problemas para conseguir usar o valor, devido a questões burocráticas.
“Essas crianças que nunca viram um telescópio na vida, e mesmo assim querem ser astrônomos, agora vão ter a chance de estar perto de um instrumento que nunca viram na vida, a não ser em filme. Esse é o papel da universidade”, pontua.
Outros beneficiários do observatório são os alunos da UFSCar, em especial os estudantes de física.
Local e equipamentos
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/O/5/VRNWNVRFqnpAamqkRG4Q/img-6967.jpg)
A escolha do terreno foi administrativa. Após a conclusão do prédio, será criada uma agenda de eventos, inclusive para divulgação junto a Diretoria Regional de Ensino.
Haverá um lugar para aulas e palestras, além de onde será instalado o ponto de observação. Equipamentos não profissionais de alunos, por exemplo, também poderão ser levados ao local. A conclusão está prevista para o final de outubro, com início das atividades no começo de novembro.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/H/C/gWvkjSQNyeUWulRFKlIQ/img-6949.jpg)
Previsão de inauguração do primeiro observatório astronômico da região de Sorocaba (SP) é novembro de 2024