Miami se torna o epicentro da Matemática da América Latina

Miami sediará um evento do IMSA de 22 a 25 de janeiro de 2024, promovendo a colaboração entre comunidades matemáticas na América Latina, nos EUA e globalmente, com foco na inclusão hispânica. Destaque para os Prêmios Latino-Americanos de Pesquisa em Matemática, reconhecendo matemáticos da América Latina e do Caribe. O evento é realizado em parceria com o Consórcio de Sociedades Matemáticas, a Fundação Simons e a Universidade de Miami.

A pesquisa na América Latina enfrenta diariamente obstáculos que dificultam o seu desenvolvimento. Além do pouco apoio financeiro e da falta de recursos, há barreiras culturais e linguísticas, perpetuando a sub-representação dos pesquisadores latino-americanos em diversas esferas da comunidade científica internacional, conforme relatado em artigo recente da Revista Nature.

Com o propósito de ajudar a superar essas dificuldades no campo da Matemática e destacar as pesquisas produzidas nos países da América Latina e do Caribe, o IMSA, por meio de seu grupo colaborativo - o IMSA-CG -, lançou o Mathematical Waves Miami (MWM), evento que acontece de 22 a 25 de janeiro de 2024, na Universidade de Miami, nos Estados Unidos. O IMSA-CG é uma aliança que inclui as principais sociedades matemáticas da América Latina, com foco na união de esforços para o avanço da ciência na região.

O MWM é um evento composto por uma série de conferências com o intuito de "promover a excelência no campo da Matemática e estabelecer uma plataforma que facilite o diálogo e a cooperação científica entre matemáticos, com especial atenção à integração da comunidade hispânica na matemática global discurso", diz a organização. 

Para isso, serão ministradas palestras por célebres matemáticos de diversas partes do mundo, como Mohammed Abouzaid (Universidade de Stanford), Karim Adiprasito (Hebrew University), Carolina Araújo (IMPA), Simon Donaldson (Imperial College London), Kenji Fukaya (Centro Simons de Geometria e Física), Dennis Gaitsgory (Instituto Max Planck), Oscar García-Prada (Instituto de Ciências Matemáticas de Madrid-CSIC), Jaqueline Mesquita (Universidade de Brasília), Michael Hopkins (Universidade de Harvard), Dmitri Kaledin (Academia Russa de Ciências), Maxime Kontsevitch (Institut des Hautes Études Scientifiques, IHES), Ernesto Lupercio (CINVESTAV), Anton Mellit (Universidade de Viena), Nikita Nekrasov (SCGP), John Pardon (SCGP) e Yuri Tschinkel (Fundação Simons/Universidade de Nova York).

“Além disso, a atividade promove o estabelecimento de redes de colaboração, essenciais para o desenvolvimento da pesquisa matemática. Estas podem resultar em projetos conjuntos, intercâmbios acadêmicos e acesso a recursos que de outra forma seriam inacessíveis aos pesquisadores da América Latina”, completa o IMSA.

O MWM conta com a colaboração do Consórcio de Sociedades Matemáticas do IMSA, um consórcio de institutos e organizações que colaboram com a entidade, incluindo o Instituto de Ciências Matemáticas (ICMAT) de Madri, na Espanha. Além disso, recebe também  o apoio financeiro da Fundação Simons e da Universidade de Miami.

Prêmio Latino-Americano de Pesquisa em Matemática

Dentro do programa do MWM, o destaque é a entrega, pela primeira vez, do Prêmio Latino-Americano de Pesquisa em Matemática, que pretende se tornar um símbolo de prestígio e conquista dentro da comunidade matemática. “Com estes prêmios, não procuramos apenas comemorar as notáveis contribuições em Matemática dos pesquisadores latino-americanos, que muitas vezes trabalham em condições adversas e com recursos limitados, mas também pretendemos inspirar as gerações futuras”, assegura a organização.

Na cerimônia de premiação, que ocorre no dia 24, às 17h30 (horário local), na Universidade de Miami, serão entregues três premiações, divididas em duas categorias. São elas: 

Prêmio Jovem Matemático IMSA, que reconhece dois jovens pesquisadores da América Latina cujas contribuições recentes têm um impacto notável. Uma delas será uma mulher matemática para apoiar e promover a diversidade na área. Nesta categoria, os candidatos devem ter menos de 40 anos e as candidatas do sexo feminino devem ter menos de 45 anos.

Prêmio IMSA de Matemático Estabelecido, atribuído a um pesquisador com trajetória consolidada, com contribuições de elevado impacto, realizadas principalmente na América Latina.

Além desses prêmios, há previstos reconhecimentos como o Prêmio Latino-Americano de Liderança Matemática, o IMSA Fellowship, o de Embaixador Honorário da IMSA e o Prêmio de Serviço IMSA.

[INFORMAÇÕES EMBARGADAS ATÉ 24 DE JANEIRO ÀS 17h30, HORÁRIO LOCAL DE MIAMI]

Na sua primeira edição, estes prêmios foram atribuídos aos seguintes pesquisadores:

- Raquel Perales (Instituto de Matemática da UNAM, Oaxaca, México)

Raquel Perales é pesquisadora do Instituto de Matemática da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), em Oaxaca, no México. Sua pesquisa se concentra em Análise Geométrica e Geometria Riemanniana, abordando temas como espaços RCD (K,N), curvatura de Ricci e problemas do tipo Yamabe, bem como aplicações em relatividade geral.

Ph.D. pela Universidade Stony Brook desde 2015, sua tese de Doutorado focou na convergência de Gromov-Hausdorff e convergência plana intrínseca de variedades Riemannianas e espaços métricos com fronteira, tópicos relevantes para a compreensão da estrutura do espaço em Matemática Pura e Aplicada.

Um vídeo de apresentação de Perales está disponível neste link.

- Miguel Walsh (Universidade de Buenos Aires, Argentina)

Miguel Walsh é atualmente professor titular da Universidade de Buenos Aires, na Argentina, e bolsista do Merton College, pela Universidade de Oxfor, no Reino Unido. O seu trabalho centra-se nas áreas da Teoria dos Números e da Teoria Ergódica, para as quais tem feito contribuições significativas.

Walsh recebeu reconhecimentos importantes, como o prestigiado Clay Research Fellowship, do Instituto de Matemática Clay, e o prêmio MCA do Congresso de Matemáticos das Américas em 2013 por suas contribuições à Teoria Ergódica e à Teoria dos Números. Em 2014, recebeu o Prêmio Ramanujan ICTP, concedido pela União Matemática Internacional (IMU) e pelo Centro Internacional de Física Teórica, tornando-se o mais jovem vencedor. Também foi palestrante convidado no Congresso Internacional de Matemáticos (ICM) no Rio de Janeiro, em 2018. É sobrinho-neto do famoso jornalista e escritor argentino Rodolfo Walsh.

Um vídeo de apresentação de Walsh está disponível aqui.

Prêmio IMSA de Matemático Estabelecido

- Alberto Verjovsky (Universidade Nacional Autônoma do México, UNAM)

Alberto Verjovsky é um dos matemáticos mais proeminentes da América Latina. Ph.D. da Brown University em 1973 sob a supervisão de Solomón Lefschetz, ele é um dos principais especialistas em Geometria, Topologia e Dinâmica. Sua tese sobre fluxos de Anosov continua sendo referência na área. Em 2021, ganhou o Prêmio Nacional de Ciência no México. Além disso, Verjovsky se destaca pelo compromisso com o desenvolvimento da ciência em regiões desfavorecidas, o que lhe valeu o Prêmio "Spirit of Abdus Salam" em 2018.

O IMSA reconhecerá a excelência e o compromisso com a comunidade matemática, concedendo o status de bolsistas do IMSA aos matemáticos Márcia Cristina Anderson Braz Federson, Daniel Barrera Salazar e Carolina Benedetti. Esses prêmios destacam a contribuição significativa desses indivíduos para o avanço da Matemática em suas respectivas áreas.

Um vídeo de apresentação de Verjovsky está disponível neste link.

RECONHECIMENTOS ADICIONAIS

Prêmio Latino-Americano de Liderança Matemática

O célebre matemático José Antonio Seade será homenageado com o Prêmio Latino-Americano de Liderança Matemática, celebrando suas importantes contribuições para a Matemática na América Latina. Sua jornada acadêmica, que vai da UNAM à Oxford, o levou a mergulhar profundamente nas complexidades da Teoria da Singularidade e dos Sistemas Dinâmicos, contribuindo significativamente para essas áreas desafiadoras da Matemática. Sua pesquisa não apenas avançou a compreensão teórica, mas também proporcionou aplicações práticas em vários campos científicos.

 

Como presidente da Sociedade Mexicana de Matemática, a visão de Seade estendeu-se além da pesquisa, abrangendo o amplo espectro da educação e divulgação matemática na América Latina. Seu trabalho fundamental no estabelecimento da Olimpíada Mexicana de Matemática e das Escolas de Matemática EMALCA foi vital para nutrir talentos matemáticos emergentes na região.

 

Coordenando o Laboratório Internacional Solomon Lefschetz e ganhando inúmeros prêmios internacionais, a liderança de Seade Kuri na comunidade matemática é incomparável. Sua dedicação ao avanço da Matemática na América Latina fez dele uma figura fundamental, influenciando significativamente as gerações atuais e futuras de matemáticos. Este prêmio é uma prova de seu legado duradouro no campo da Matemática.

O Prêmio IMSA Fellowship

O Prêmio IMSA Fellowship é um reconhecimento de prestígio concedido a indivíduos que demonstraram contribuições excepcionais à pesquisa matemática, alinhando-se à missão da IMSA de promover a compreensão e a inovação matemática nas Américas. Os homenageados têm a oportunidade única de organizar um evento especializado no IMSA, em Miami, dedicado a mostrar sua área e suas contribuições notáveis. Este evento serve não apenas como uma plataforma para destacar o seu trabalho, mas também como um fórum para promover a discussão, a colaboração e uma maior exploração nas suas áreas de especialização, enriquecendo assim a comunidade matemática em geral.

Os Prêmios IMSA Fellowship homenageiam os seguintes matemáticos:

Márcia Cristina Anderson Braz Federson - Professora Titular do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), no Brasil, ela contribuiu significativamente para a Teoria da Integração Não-Absoluta de Kurzweil-Henstock, Equações Diferenciais Ordinárias Generalizadas, Equações Integrais, Equações Diferenciais Funcionais e Equações Diferenciais Estocásticas. Seu extenso trabalho nessas áreas destaca sua dedicação ao avanço do conhecimento matemático.

Carolina Benedetti - Professora do Departamento de Matemática da Universidade dos Andes, na Colômbia. Sua pesquisa concentra-se em objetos combinatórios e sua interação com a Teoria da Representação e a Geometria. Seu trabalho abrange matróides, politopos, Teoria de Ehrhart, Funções Simétricas e Álgebras de Hopf, demonstrando um profundo envolvimento com estruturas matemáticas complexas e suas aplicações.

Daniel Barrera Salazar - Professor Associado da Universidade de Santiago do Chile, especializado em Teoria dos Números e Geometria Algébrica. Sua pesquisa abrange funções L P-Ádicas, Variação P-Ádica e Aplicações Aritméticas, contribuindo significativamente para a compreensão dessas áreas matemáticas complexas.

Esses três matemáticos, por meio de suas contribuições distintas e impactantes, personificam a missão do IMSA de promover a excelência na pesquisa e na educação matemática na América Latina.

Além disso, o reconhecimento como Embaixador Honorário da IMSA será concedido a Jeffrey Ben Fuqua, e o Prêmio de Serviço IMSA a Guillermo Prado, reitor da Universidade de Miami.

DIA 1 no MWM

Para dar início ao Mathematical Waves Miami 2024, o inglês Sir Simon Donaldson, medalhista Fields em 1986, apresentou o tema “Complexo Calabi-Yau triplo com limite” em uma conferência on-line. Em seguida, o professor Oscar Garcia-Prada, do ICMAT, de Madri, participou da conferência sobre fibrados de Higgs e topologia de espaços superiores de Teichmüller.

Após o almoço, Mohammed Abouzaid, da Universidade de Stanford, subiu ao palco com uma palestra envolvendo um novo modelo de Homotopia Estável. Ernesto Lupercio seguiu Abouzaid com uma de suas especialidades atuais: Estruturas de Hodge e Geometria Quântica Teórica. O matemático de 53 anos é professor do Centro de Investigação e Estudos Avançados do Instituto Politécnico Nacional (CINVESTAV).

Para completar o grupo de pesquisadores da América Latina, apresentou-se posteriormente a presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Jaqueline Mesquita. Ela mostrou alguns resultados relacionados à existência e unicidade de soluções para Equações Diferenciais Funcionais com atrasos dependentes de estado.

Confira mais fotos do 1º dia do MWM (Foto: Start Comunicação)

Instituto de Ciências Matemáticas das Américas (IMSA)

O Instituto de Ciências Matemáticas das Américas (IMSA) dedica-se ao avanço e à comunicação de conhecimentos fundamentais em Ciências Matemáticas. Sua missão é promover o diálogo entre a América Latina, os Estados Unidos e o mundo, com foco especial na comunidade hispânica. 

A IMSA visa promover o capital humano de alto nível nas Américas para o enriquecimento e aplicação deste conhecimento. É apoiado financeiramente pela Fundação Simons e a Universidade de Miami.

Para mais informações:

Laura M. Iraola: +34 912 999 702, laura.moreno@icmat.es
Leonardo Zacarin: +55 16 991 515 648, imprensa@sbm.org.br